Fabricio Gomes Gonçalves

Projeto: Extração, quantificação e qualificação do óleo de Pachira aquatica Aubl. para produção de adesivo natural e sua eficiência na colagem de painéis de partículas

Descrição: O projeto foi elaborado com o propósito de desenvolver um adesivo de origem natural e sustentável, a partir do óleo de sementes da espécie florestal munguba (Paquira aquatica Aubl.) avaliando-se sua eficiência por meio da colagem em madeira sólida e em painéis de partículas de média densidade. A proposta é uma excelente alternativa no que se refere a problemática ambiental, em função da existência de formaldeído nos adesivos comerciais disponíveis no mercado e amplamente utilizados pela indústria madeireira. Espera-se que, com base nos resultados satisfatórios, o adesivo desenvolvido possa atender aos instrumentos normativos internacionais e nacionais. Espera-se ainda poder gerar um pedido de patente para o adesivo. Projeto com apoio de recurso financeiro por meio do Edital FAPES nº 20/2022.

 

Projeto: Desempenho de painéis de partículas produzidos com tanino e microfibras de celulose à agentes degradadores

Descrição: O projeto foi elaborado com oobjetivo de avaliar a resistência de painéis de madeira aglomerada produzidos com adesivo sintético e adesivo natural à base de taninos vegetais de Mimosa tenuiflora com adição de microfibras de celulose ao ataque de agentes degradadores lignocelulósicos (fungos e térmita de madeira seca). Projeto com apoio de recurso financeiro por meio do Edital FAPES 15/2022.

 

Projeto: Compósito madeira-cimento com adição de lama de beneficiamento de rochas ornamentais

Descrição: O projeto de pesquisa possui com o objetivo de desenvolver um compósito madeira-cimento. Além dos materiais básicos de um painel de partículas, com uso do cimento, neste trabalho será adicionado a lama de beneficiamento de rocha com intuito de se usar este material que é um problema ambiental, devido ao seu grande volume, principalmente no Estado do Espírito Santo, um dos maiores produtores e beneficiadores de rochas ornamentais. O compósito a ser produzido busca uma formulação, proporção de cimento/madeira/lama, a fim de se encontrar o painel que atenda as características esperadas. Para isto serão realizados os ensaios caracterizando as propriedades físicas e mecânicas do produto produzido. Espera-se que, com base em resultados dos ensaios satisfatórios, o compósito possa ser utilizado em construções, como hoje são usados painéis madeira-cimento. Gerando um produto de mesma qualidade, ou superior, e diminuindo o lançamento ao meio ambiente de matérias problemáticos.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Gov. Lindemberg, nº 316 - Centro, Jerônimo Monteiro - ES | CEP 29550-000